Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Alerta Bullying! Que deve ser feito?

Oi criaturinhas =D


Hoje o tema é bastante sério. Vou falar sobre bullying, mais especificamente, o que devem fazer caso sejam vítimas de bullying.

Todos nós sabemos o que é o bullying.


Todos nós já fomos gozados, humilhados, e, em certos casos, até agredidos. E se não fomos, é provável que tenhamos visto alguém ser. Comigo, foi as duas coisas, e garanto, não queiram passar por isso.


Mas que podemos fazer quando sofremos de bullying por sermos alternativos? A Morcega vai deixar algumas dicas sobre o que pode (e DEVE) ser feito.


WARNING: Estas dicas servem para todos os tipos de caso de bullying, seja por serem de uma religião diferente, de outro país, doesn’t matter. Importa é parar o bullying, am I right?


1º Falem com alguém

Acreditem, este é dos passos mais difíceis. Muitos de nós não queremos contar a ninguém porque temos medo que piore, ou porque fomos ameaçados de que, se contarmos, vai piorar. Meus amores, pode custar, mas vai ter de ser. Se não falarem com ninguém, o bullying NÃO VAI PARAR. Falem com um professor em quem confiem (se não tiverem coragem, peçam a alguém (que acredite em vocês) que vos acompanhe, seja um familiar ou um amigo, para que se sintam mais seguros). Falem com os vossos pais ou irmãos. Falem com alguém que POSSA fazer algo. Contem TUDO o que se passa (e passou) e demonstrem que isto vos está MESMO a afectar.


WARNING: Para quem sofre bullying por ser alternativo, a verdade é, a pessoa com quem falarem pode não vos levar a sério. E isso é das coisas mais irritantes que há --“ aliás, pode até dar-se ao luxo de vos culpar a VOCÊS, por achar que VOCÊS é que estão a perturbar, por serem uma distracção para os outros, e dizer-vos que, se mudarem a vossa aparência, o bullying pára. Mas a verdade é que isso não é assim. Os bullys vão SEMPRE arranjar outra coisa para gozar. Se não for a roupa, pode ser o cabelo. Se não for o cabelo, pode ser a maneira de andar…percebem?  Então o que pode ser feito neste caso?


-Pais: se eles não vos ouvirem, falem com outra pessoa da vossa família que sabem que vos vai apoiar.


-Professores: quando falarem com eles, levem os vossos pais. Isso fará com que sejam levados mais a sério.


E se nenhum deles acreditar? -> perguntam vocês


Nesse caso, o melhor é levar outra pessoa da vossa família a falar com o professor. Let me explain. Se os professores não vos levarem a sério, se forem falar com eles sozinhos, podem levar-vos mais a sério com uma figura adulta presente. Se os vossos pais não quiserem colaborar, a pessoa da vossa família com quem falaram sobre isso é a mesma pessoa a quem devem pedir que vá convosco falar com um professor (ou director da escola, que é o mais preferível, mas como muitas vezes eles estão para lá de ocupados, mesmo o professor de Matemática é uma pessoa a quem recorrer)

 

2º Abordagem

Expliquem ao professor (porque mesmo que, em primeiro caso, se dirijam aos vossos pais, acabarão por ter de ir falar com um professor) o que se tem passado, e contem TUDO, mas mesmo TUDO. Expliquem como é que o bullying vos faz sentir. Demonstrem que não é invenção da vossa cabeça, e que vocês são realmente a VÍTIMA (se o bully for um menininho dos professores, que “não parte um prato”, isso é super importante). Os vossos pais (ou a pessoa mais velha que trouxerem convosco) devem perguntar o que é que o professor (ou director ou o que seja) planeia fazer para resolver o assunto.


WARNING: por vezes, falar com os professores, pode tornar o bully mais agressivo. Se isso acontecer, fala novamente, sem medos. E novamente, e novamente, e mais novamente, e tantos “novamentes” quanto for necessário. Haverá uma altura em que o bully não vos poderá fazer mais mal, devido ao risco de ser castigado (se ele mesmo assim fizer, e for castigado, e não vos deixar em paz, falem com os vossos pais e o professor com quem falaram, e considerem ir à polícia. O bullying é um assunto sério, que pode levar ao suicídio. Façam o que tiverem de fazer para se manterem bem. E saibam que podem sempre falar comigo =) )

 

 

 

Coisas a não fazer em caso de bullying


-Responder aos bullys agressivamente


-Agredir violentamente (não vão querer nem irritar ainda mais os bullys, nem dar motivo para que vos apontem o dedo)


-Agir de maneira estranha só por serem “diferentes”, porque isso só vai piorar o caso


-Confrontar os bullys com olhares e cochichos (a célebre frase “tás a olhar assim pa mim porquê?” não vai ser algo que vocês vão gostar de ouvir, just saying. Eu fiz isto uma vez, e não correu assim muito bem…)

 

 Coisas a fazer em caso de bullying


-Ignorar (no caso do bullying ser apenas psicológico, é o melhor a fazer. Podem até desistir de vos chatear ANTES da providência ser tomada)

WARNING: isto serve apenas para o bullying psicológico


-Se virem que o bully parece ter vontade de vos agredir, vão para um sítio que tenha muita gente (se tiver algum adulto, é a cereja no topo do bolo). Isto por duas razões:


1º - O bully pode até desistir de vos agredir, por ver que há tantas testemunhas


2º - Mesmo que o bully vos agrida, há tantas testemunhas, que ele so se vai lixar a ele mesmo. Além de que, caso haja um adulto presente, ele pode nem vos chegar a tocar, pois será impedido pelo adulto em questão (se ele tiver a sanidade em dia)


-Aprendam a defender-se, não de maneira que possa magoar seriamente o bully (porque ai quem se lixa são vocês), mas de maneira a que possam sair da situação e ir para um local com mais gente


-Isto não tem directamente a ver com o bullying, mas pode ajudar-vos a relaxar um pouco e a pensar noutras coisas: adiram a uma actividade extra curricular. Assim poderão conhecer gente nova, e, quem sabe, algum amigo que vos ajudará imenso ;)


-Concentrem-se no vosso futuro. Assim pensarão noutras coisas, e terão um objectivo em mente, do qual devem lembrar-se quando sofrerem bullying.




I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------