Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

A minha opinião: Dont Judge Me Challenge

 

Howdy little creatures!

 

Bem, o post de hoje é um pouco diferente do habitual, já que não tem nada a ver com o (grande) mundo do estilo alternativo, subculturas e etc per se. Hoje venho convidar-vos a reflectir sobre o "Don't Judge Me Challange".

 

Se calhar vocês já ouviram falar nisso mas, para quem ainda não ouviu, aqui vai um vídeo de exemplo:

 

 

Ora bem, depois de verem este vídeo podem dizer "mas qual é o mal? Elas só estão a demonstrar que por baixo de borbulhas, óculos e etc, as pessoas são lindas!". Poiiiisss...not really. 

 

Vamos por as coisas por partes:

 

1º Este género de vídeos só serve para uniformizar padrões sociais de beleza e aumentar egos:

 

Pensem bem: o que estes vídeos dizem às pessoas com pontos negros, borbulhas, óculos, cabelos descontrolados, etc? Que não são bonitas. Que devem ser todas assim como as pessoas dos vídeos. E que quem não é assim se deve esforçar para ser. Mas coisas como borbulhas e pontos negros não desaparecem com um simples toalhete. 

 

O que é que acontece? Quem os faz fica com o ego aumentado. Quem os vê fica super embaixo porque acha que nunca será bonito. Little creatures, TODA a gente é bonita! Foi a sociedade que transformou todas essas coisas em defeitos! E dou-vos um exemplo bem rápido, referente à gordura corporal:

 

 

Grécia Antiga, Renascença Italiana, Inglaterra Vitoriana e Épocas douradas de Hollywood, : 

Corpos curvilíneos. 

 

2015

Quanto mais magra melhor!

 

Todos nós sabemos que excesso de gordura traz complicações para a saúde. Mas há pessoas que devido a outros problemas (seja de saúde, hormonais, nervosos, etc) NÃO conseguem perder peso. E porque hão-de essas pessoas sentirem-se feias e inferiores? Para que outros se sintam superiores e tenham o ego inflado que nem um balão? Isto não é apenas uma questão de saúde. É também uma questão de estética e cultural. Isto porque, por exemplo, na Antiga Grécia aqueles corpos eram valorizados porque, em parte, significava que a pessoa vivia bem (lógica: vives bem, comes, engordas). Mas, de repente, esses corpos deixaram de ser bonitos e a gordura corporal (uma das coisas mais normais de sempre e que salvou a espécie humana ao longo dos tempos, se pensarem bem) passou a ser vista como abominável.

 

 

2ºO que as pessoas estão a fazer aqui é basicamente desenhar coisas na cara que OUTRAS pessoas têm e que provavelmente lutam para deixar de ter:

 

Como se sentiriam vocês se tivessem borbulhas, pontos negros e coisas do género e de repente vissem alguém a pintar coisas dessas na cara para de repente por a mão à frente da câmara e tcharam!, foram-se? Minha gente, aqueles vídeos são vistos por milhares de pessoas, inclusive adolescentes. Caso se esqueçam:

 

AdolescênciaFase da vida humana entre a infância e a idade adulta, aproximadamente entre os 12 e os 18 anos, que se caracteriza por mudanças físicas e psicológicas que ocorrem desde a puberdade até ao completo desenvolvimento do organismo (ex.: passou parte da adolescência no estrangeiro). (definição retirada do dicionário online Priberam)


Na adolescência, as pessoas são mais propícias a quererem "encaixar-se" (seja em grupos, padrões sociais, etc). E quantas das vezes elas tentam e sentem que não conseguem porque têm borbulhas, óculos, espinhas e por ai vai? O que é que estes vídeos acabam por fazer? "Confirmar" a essas pessoas que têm razão, que a culpa é das borbulhas!

 

Inclusive há CRIANÇAS a fazer este "desafio". O que é que isso ensina às futuras gerações?

 

 

3º É mais um motivo para bullying:

 

Quem já sofreu bullying sabe que quem o faz pega em QUALQUER coisa. E borbulhas, óculos, espinhas e demais são um grande alvo. Mais uma vez, as pessoas que têm esses "defeitos" vão ver estes vídeos e só conseguem sentir-se inferiores, quando não o são. 

 

 

4º Leva a que estas coisas não sejam tratadas com a normalidade que é devida:

 

Little creatures, todas estas pequenas coisas que a sociedade chama de "imperfeições" são coisas completamente normais. E vocês não tem de se sentirem mal por as terem. Não deixem que isto vos abale, nem se sintam obrigados a "tratar" essas coisas. Se não gostam de se ver com elas, e é melhor para a vossa autoestima que o façam, tudo bem. Agora se vão fazer isso por influência dos outros, quando vocês se sentem bem como estão, pensem duas vezes. E sempre me disseram que as pessoas com peles de tendência oleosa ganham rugas mais tarde!

 

 

Vocês podem achar que eu não tenho moral para falar. Não tenho borbulhas, nem espinhas. E nem me sinto mal com o facto de usar óculos. Ou com o facto de ser gorda demais para a minha estatura (com isso só tenho problemas dependendo dos dias, porque a maior parte do tempo nem ligo). Mas eu já tive a chamada "combinação mortal para arranjar namorado" (a vossa escola tinha essa expressão?): gorda, óculos, aparelho (em ambos os maxilares) e cabelo super volumoso e rebelde. E eu lembro-me bem o que passei. Mas a certa altura apertei um botãozinho muito giro que toda a gente tem escondido no seu cérebro. O botão do fo****. E foi o melhor que fiz.

 

Deixo-vos este vídeo, de alguém que compartilha da mesma opinião que eu, para que vejam:

 

 

Bem little creatures, por hoje é só!

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

 

 

 

 

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------