Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Alternativos no emprego: Discriminação

 

Howdy little creatures!

 

O post de hoje também tem a ver com alternativos e emprego. Mas não só. É também sobre discriminação no local de trabalho quando se é alternativo. Espero que vos seja útil. Enjoy!

 

Para começar vou dividir isto em 2 tópicos: entrevista de emprego e emprego em si. Depois irei dar exemplos de situações que vos podem acontecer, assim como o que podem fazer se se virem metidos nalguma delas.

 

Corpgoth.jpg

 

Entrevista de emprego:

 

-O vosso entrevistador tem atitudes de discriminação velada durante a entrevista:

 

Em primeiro lugar, o que é discriminação velada? A discriminação velada é uma discriminação que não é notada à primeira vista. Ou seja, ninguém chama nomes a ninguém nem nada do género. Mas nota-se uma discriminação nas atitudes da pessoa em questão. Ou seja, o vosso entrevistador pode não desatar a chamar-vos filhos do Demo, mas ter pequenas atitudes discriminatórias, como olhar de lado, etc. 

 

É necessário prestar muita atenção a isso. Porque se já na entrevista vocês podem notar pequenas atitudes discriminatórias, imaginem o que aconteceria se, por algum milagre (porque se normalmente o entrevistador têm essas atitudes, dificilmente o lugar será vosso) vocês conseguissem o emprego? Seria o Inferno. Por isso pensem bem até que ponto vocês querem MESMO esse emprego. Se conseguem trabalhar num sitio onde sabem que existem atitudes dessas. Avalie bem a questão e não mintam para vocês mesmos. Assim, se por milagre vos telefonarem a oferecer o emprego, estarão mais conscientes e preparados para dizer sim ou não.

 

Já durante a entrevista, se se aperceberem de atitudes de discriminação velada, mantenham a calma. Não se exaltem ou será pior. Qualquer atitude mais negativa que tenham só vos irá prejudicar. :(

 

Após uma entrevista destas, vão tomar um chá, sair com os amigos, façam algo que vos acalme e ajude a distrair. Uma entrevista destas pode ser muito stressante, por isso é aconselhável que façam algo que gostem que e vos relaxe. 

 

NOTA: Exercícios de respiração antes da entrevista são uma mais-valia ;)

 

1055ef03e62b6c6373fc0639c8a3327e.jpg

 

No emprego em si:

 

-Um colega começa a deixar passagens da Bíblia na vossa secretária:

 

Sendo a população portuguesa maioritariamente cristã (especificamente católica), é mais que certo que vários dos vossos colegas sigam essa religião. Mas que fazer quando um deles começa a ter atitudes menos próprias como deixar passagens da Bíblia na vossa secretária?  

 

Apesar do que possa parecer, essas pessoas têm boas intenções. No Cristianismo há a necessidade de evitar que quem não segue uma religião cristã (ou quem não seja muçulmano ou judeu) vá para o Inferno. Tal faz-se através da pregação e conversão. O pior é que, devido à vossa aparência (por muito corporate alternative que seja), tais pessoas podem pensar que vocês necessitam de "salvação". Por isso, sejam cristãos ou não, não devem levar a coisa a mal ao ponto de irem a correr até à pessoa e tratá-la mal.

 

No entanto, deixem bem claro que não gostam da atitude. Falem com esse vosso colega e peçam-lhe, de forma educada, que pare. Se no entanto continuar, ou começar a fazer ainda pior, falem com o vosso chefe ou com o director da empresa e expliquem a situação. Deixem bem claro que não se sentem bem com o que o vosso colega está a fazer e que já falaram com ele e não houve alterações. O que essa pessoa vos está a fazer pode ser considerado assédio e, como tal, deve ser lidado de forma correcta e com a seriedade que merece.

 

transferir.png

 

-Um colega começa a evitar-vos e sabem que ele vos chama nomes nas vossas costas:

 

Um dia apercebem-se que um colega vosso vos está a evitar. Mais tarde chega-vos aos ouvidos que esse mesmo colega vos chama coisas nas vossas costas. O que fazer?

 

Tal como anteriormente, primeiro devem, as usual, falar com ele. Se a coisa não resultar, falem com o vosso chefe. No entanto, desta vez não há a "desculpa" da religião porque, seja ele de que religião for, não tem o direito de vos ofender.

tumblr_n94k1hOcuJ1tyz5nao1_500.jpg

 

-O vosso chefe tem atitudes de discriminação (velada ou não):

 

Em muitos casos, o primeiro contacto que vão ter com o vosso chefe será quando já estão a trabalhar. Ou seja, durante a vossa contratação o vosso chefe não vos viu uma única vez. Então que fazer caso ele tenha atitudes discriminatórias para convosco?

 

Esse caso é mais complicado. Enquanto se um colega tiver atitudes discriminatórias podem recorrer ao chefe, quando o chefe as têm, não podem recorrer a ele (óbvio não é?). 

 

Devem no entanto, tal como anteriormente, falar com ele e explicar que não gostam das atitudes dele. Falem com calma e respeito, pois ele é vosso superior. Se nada mudar, devem recorrer aos recursos humanos da empresa ou a sindicatos.

 

48a4bd8dbeb5efbbee1993c9ef2c82c9.jpg

 

Espero ter ajudado! Estas situações foram só exemplos, porque há muitas mais! Mas a ideia é sempre a mesma: falar primeiro com a pessoa em questão e só depois com os vossos superiores!

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

 

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------