Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Confess em risco de serem executados por "blasfémia"

 

Howdy little creatures!

 

Hoje trago-vos uma noticia bem grave (e recente, para variar), vinda directamente do Irão. Uma banda de Heavy Metal, os Confess, estão em risco de serem executados devido a acusações de blasfémia por parte do governo de Teerão. Li esta notícia pela primeira vez aqui, e fiquei chocada desde início. Mas vamos ao post:

 

confess-death-696x406.jpg

 Confess

 

Os membros da banda Confess (Khosravi Arash Ilkhani e Siyanor Khosravi) foram presos pelo Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica (mais sobre esse grupo aqui) em Novembro de 2015. Estiveram alguns meses em solitária, mas saíram sob fiança (mais aqui). As acusações? Segue a lista:

 

  • Blasfémia;
  • Atentar contra o sistema;
  • Tocar Heavy Metal;
  • Ter uma editora própria (editora essa considerada "ilegal e underground", assim como a banda);
  • Escrever letras consideradas "anti-religião, ateístas, políticas e anarquistas";
  • Dar entrevistas para rádios estrangeiras consideradas proibidas;

 

Se forem considerados culpados desses "crimes", arriscam-se a pena de prisão entre os 6 meses e os 6 anos. O problema é que o crime de "blasfémia" (que na volta nem é bem blasfémia. Que a verdade seja dita: há gente para o qual TUDO que seja diferente das suas convicções é blasfémia) pode conduzir à pena de morte.

 

Segundo a investigadora Tara Sepheri Far, da Human Rights Watch, a banda talvez seja condenada a uma pena de 5 anos de prisão. Isto porque (com alguma sorte, penso eu) o duo pode ser acusado de "insultar crenças ancestrais" (algo que não é novo entre os músicos), ao invés de "ofensas ao profeta", que é um crime punível com pena de morte.

 

Tara Sepheri Far explicou ainda: 

 

"Os músicos iranianos, sobretudo os que tocam música ocidental não clássica, navegam em campo minado. Devido à censura extrema, a maioria destes grupos actua de forma clandestina. Tudo, desde o conteúdo das suas letras ao tipo de música que tocam, pode violar regras não escritas às quais as autoridades esperam que os músicos adiram"

 

Nas redes sociais já existe uma hashtag relacionada com o tema (foi a primeira hashtag que usei na vida). É a #freeconfess. Existe também uma imagem, apresentada abaixo, que tem percorrido as redes sociais, e que está relacionada com o tema. 

CbrHatyW0AEr7UK.jpg

 #freeconfess

 

Existe ainda uma petição pela sua libertação, que vocês podem assinar. Encontra-se aqui.

 

Devo dizer que é uma notícia preocupante. É triste pensar que ainda há países em que os gostos de alguém podem levar a que essa pessoa seja presa ou pior, executada. Por muito que as pessoas digam que os seus gostos são simplesmente diferentes do "comum", há muita gente que toma isso como uma ameaça. Um sinal de que essas pessoas não podem ser controladas (ou, pelo menos, tão facilmente controladas).

 

Pensem como seria se, de repente, isso começasse a acontecer no nosso/vosso país. Subitamente, as coisas que vocês mais amam podem levar-vos à cadeia. Não é um pensamente muito agradável, pois não?

 

Por isso é que iniciativas como a Sophie Lancaster Foundation e a Black Cat são importantes. Alguém tem de dar o primeiro passo para mostrar que ter gostos diferentes não é um bicho de 7 cabeças. É simplesmente diferente. 

 

 

Bem little creatures, por hoje é só. Vou manter-me atenta ao desenrolar deste assunto.

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------