Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Estilos alternativos japoneses

 

Howdy little creatures!

 

Hoje o post é algo que dará início à tag Subculturas pelo Mundo. Começamos isto em grande, pois temos hoje...estilos japoneses! Ora todos sabemos que o Japão é um poço de ideias no que toca a vestuário. Basta andar por Harajuku (no distrito de Shibuya, Tokyo), que podemos observar isso mesmo. Devido a esse pormenor, não constarão deste post TOOODOS os estilos alternativos japonesas, mas apenas alguns mais conhecidos. Vamos lá! 

 

harajuku-street-fashion-a-post-373-600x400-2014121

Harajuku

 

 

Lolita

Group-shot.jpg

 

O estilo lolita destaca-se pela modéstia. Há uma vasta gama de mangas compridas, collants e roupas inspiradas nas épocas vitoriana e edwardiana (mais sobre as roupas aqui). Observa-se ainda uma grande qualidade no que toca a materiais utilizados. Existem vários sub-géneros de lolita como a Gothic Lolita, Sweet Lolita, Kuro Lolita (diferente do Gothic Lolita, na medida em que é usado única e exclusivamente a cor preta), Punk Lolita e Shiro Lolita (só usa branco).

As origens do estilo são um pouco complexas, mas o Japão é apontado como o seu criador original. Mana (Malice Mizer, Moi dix Mois) é tido como uma grande influência.

O estilo Lolita é facilmente adaptável, como podemos ver pelo exemplo de Alyssa Salazar, conhecida na Internet como Hijabi Lolita.

 

Hijabi-Lolita-3-07302015-313x500.jpg

 Alyssa Salazar

 

 

Ganguro

aHR0cDovL3d3dy55b3VyeW91dG9waWEuY29tL3dwLWNvbnRlbn

 

Este estilo surgiu nos anos 90, nas zonas de Shibuya e Ikebukuro. A ideia era contradizer os ideais de beleza japoneses (cabelo escuro, pele muito branca e maquilhagem neutra). Tem uma forte influência folclórica, devido às semelhanças entre a maquilhagem utilizada no estilo e a usada nas representações de teatro Kabuki e Noh (teatro musical). Essa semelhança pode ser ainda mais facilmente observada no sub-estilo Yamamba (que é uma espécie de Ganguro ainda mais carregado. Aqui usam-se muito os padrões havaianos). 

Este estilo praticamente extinguiu-se nos anos 2000, com a afluência do Bihaku (termo de marketing que significa algo como "maravilhosamente branca"). No entanto, os sub-estilos Yamamba e Mamba (muito semelhante ao Yamamba, mas com algumas diferenças em termos de maquilhagem. Mais aqui). 

 

 

Visual-Kei

wbjsrisgnumyldmfduim.jpg

 

Esta subcultura surgiu nos anos 80. Diz-se que o nome provém do slogan da banda X JAPAN: "PSYCHEDELIC VIOLENCE CRIME OF VISUAL SHOCK". Aqui são muito comuns os penteados, maquilhagens e roupas elaboradas, que podem ou não ser influenciadas pela estética andrógina.

 

É uma subcultura muito voltada para a música, normalmente Glam Rock, Punk Rock e Heavy Metal. No entanto, o Visual Kei pode ser encontrado em vários géneros músicas, mesmo aqueles que não são relacionados com o Rock, como o Electrónico. Muitos dos seus membros afirmam que não é um género musical, e que a moda e a participação nessa cultura provam isso mesmo.

 

 

Fairy-Kei

tumblr_mamk0mo1ne1r9pu6wo1_500.png

Este estilo mistura influências Decora com Lolita, mas com um toquezinho de anos 80. São muito usados: cores pastel, doces, tutus e pêlo falso, assim como personagens icónicas dos anos 80, como os Care Bears.

 

 

Decora

maxresdefault.jpg

Aqui podemos observar o uso de MILHENTOS acessórios. É um estilo que relembra a infância, assim como cria uma aura de brincadeira. A ideia é parecerem o mais kawaii (fofos) possível, DECORAndo-se com acessórios. É um estilo semelhante ao Kandi Kid americano. Esteve para se extinguir mas agora voltou em força. 

 

 

Mori-kei

mori girl fashion 16.jpg

Mori significa floresta. O que significa que este é um estilo de retira inspiração da Natureza. O estilo é detalhado aqui, pelo que não vou dizer muito. Mas são muito usados: saias e vestidos, ponchos e roupas de inspiração étnica.

 

 

Cult Party Kei

tumblr_lw47b8Hl3U1ql69i7o1_500.jpg

Este estilo mistura elementos da cultura pop como acessórios lolita e fairy-kei e merchandise de programas infantis. As cores pastéis e as camisas de noite, assim como outro tipo de roupa de dormir (falo a sério) são itens muito usados. É uma cultura muito DIY.

 

 

 Otome Kei

blog01.png

O Otome-Kei surgiu nos anos 70. A ideia é ser girly, e ao mesmo tempo parecer uma donzela (Maiden). Parte das raízes da cultura Lolita estão aqui.

 

 

Dolly-Kei

fc5e8856d3047311d200f54e0b820159.jpg

O Dolly-Kei surgiu em 2010 e foi um estilo que durou bem pouco, apesar de ainda se verem influências do mesmo noutros estilos. É inspirado, entre outras coisas, pelo estilo vintage, vitoriano e cigano, pelos contos dos irmãos Grimm e por bonecas antigas. Há uma grande mistura de texturas, desde o pêlo à renda, passando por tecidos semelhantes a tapeçarias. 

 

 

Kigurumi

tumblr_ldso9aVmea1qa7fydo1_500.png

 A base deste estilo é o que lhe dá nome: um Kigurumi (os chamados Onesie). Não vos sei dizer mais do que isto, pois a informação que encontro disponível é sobre os onesies, não sobre o estilo. Sorryyyy!

 

 

Shironuri

o048006401358258432215.jpg

 Shironuri significa (mais ou menos) "pintado de branco". Por isso, uma das características deste estilo é o uso do branco, especialmente na cara (recorrendo, por exemplo, a pinturas faciais), apesar de também poder ser usado no resto do corpo. São muito usados elementos tradicionais japoneses, como kimonos. Na imagem podemos ver Minori, uma das modelos mais conhecidas associadas ao estilo Shironuri.

 

Kodona

kodona9.jpg

É um estilo pouco conhecido, que associa Kodono + Otona (criança + adulto). Muitas vezes associado ao Lolita.

 

 Genderless-kei

tumblr_o1q72ruOAd1qfvrzvo1_1280.jpg

O que impera neste estilo é a androginia. Surgiu em 2015, muito influenciado pela aparição de modelos andróginos no popular Show Tokio Girls (Colecção Outono/ Inverno). 

 

 

Rockabilly

rocka-930x578.jpg

Apesar de já não existir por aí além na América, no Japão o estilo Rockabilly ainda persiste e em força. Inspirados pelo filme "Grease", são comuns: a cor preta, cabedal, pompadours e polka dots.

 

 

Existem mais (muiiito mais) estilos diferenciados no Japão, por isso deixo-vos ainda alguns vídeos:

 

 

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats 

 

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------