Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Mais um alternativo denegrido pela justiça!

 

Howdy little creatures!

                      

Pois é, leram bem. À semelhança de Brian Deneke, outro alternativo foi denegrido pela justiça para fazer o seu atacante parecer bem na fotografia. Não é um acontecimento recente, mas merece ser falado, pois foi em parte este caso que deu origem à ramificação da associação Goth Help Us (associação que infelizmente já não existe) em San Diego. Vamos ao caso:

 

James Howard e mais três amigos foram agredidos por dois homens já bêbedos. Durante a agressão ficou claro que o grupo foi atacado devido à sua aparência (todos adeptos da subcultura gótica). Tudo começou com insultos à aparência do grupo, mas como estes tentaram ignorar os atacantes, acabaram por ser vítimas de agressão. James Howard teve de ser levado rapidamente ao hospital para ser submetido a uma cirurgia.

 

2007_06_ghu_ss_3.jpg

 Goth Help Us

 

O julgamento foi ganho pelas vítimas, antes que perguntem. Ou seja, os agressores foram considerados culpados. No entanto, o julgamento teve muito que se lhe diga. Em primeiro lugar, ninguém queria ser advogado das vítimas. Ninguém queria defendê-las, devido a questões políticas (pelo que entendi os agressores eram da Marinha). Segundo, ninguém as levava a sério, o que levou a que James e o seu grupo tivessem de lutar para que investigassem o caso, e para que os tribunais os levassem a sério. Por fim lá conseguiram um bom advogado, que acreditou neles e os apresentou, entre outras coisas, como pessoas civilizadas.

 

O júri deliberou por dois dias, mas acabou por dar um veredicto justo. Mas tal esteve perto de não acontecer, pois o advogado de defesa tentou apresentar as vítimas como uma ameaça, pois afirmou que o grupo era uma ameaça, para além de ser violento e andar armado (escusado será dizer que era mentira). Segundo um testemunho escrito pelo próprio James Howard, as testemunhas que a defesa apresentou apenas mencionaram estereótipos de tal forma absurdos sobre góticos e a subcultura gótica, que a meio do julgamento as vítimas tiveram de se controlar para não se desmanchar a rir.

 

Ora nós sabemos que isto não é novo. Basta olhar para o caso de Brigitte Harris. Brigitte era ainda adolescente quando assassinou o seu pai em 2007. A causa: abuso sexual violento, coisa que a sua irmã mais velha, Carleen, também foi vítima. No entanto, foi considerado extremamente importante para algumas pessoas o facto de Brigitte gostar da subcultura gótica e adorar heavy metal e temas relacionados ao oculto. Engraçado, ela também gostava de Mozart, Bach e Tchaikovsky e ninguém achou tal coisa relevante. Mas há outros!

 

Três palavrinhas: West Memphis Three. Ouviram falar neste caso? Três crianças apareceram mortas e culparam um grupo de três jovens que gostava de roupa preta, música metal e temas relacionados com o oculto. Eles foram “libertados” há pouco tempo, mas um deles esteve inclusive no corredor da morte. As provas apresentadas? Os seus gostos pessoais, super diferentes do resto da cidade.

 

WM3-then-and-now.jpg

Os três de West Memphis antes e agora 

 

E houve um outro caso em que o julgamento teve de ser revisto pois muitas das provas apresentadas que, segundo os advogados, “incriminavam” o homicida, incluíam coisas como os seus gostos musicais, estéticos e espirituais. Podem ler sobre isso aqui.

 

Como vêm little creatures, não é algo novo. Mas é preocupante. Pergunto-me se aqui neste triângulo à beira mar plantado que é o nosso paízinho, as coisas não seguiriam a mesma linha. Ainda vemos os media descrever um assassino usando certos atributos que o mesmo possua que sejam menos mainstream como “gótico desempregado”, enquanto que, se ele fosse o típico “bom cristão” não ia haver essas definições passíveis de criar estereótipos. É o triste país em que vivemos e por isso é que considero que, infelizmente, um julgamento em que sejam utilizadas provas “conclusivas” de que a pessoa matou porque era gótica, ou gostava de música metal, ou tinha interesse no oculto (e olhem que o assassinato pode não ter nada de cariz “oculto”) ainda é passível de acontecer cá. Quem sabe se não aconteceu já.

 

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

Halloween Countdown

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------