Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Spotlight: Bela Lugosi

Oi criaturinhas :)

 

Hoje vou iniciar uma nova categoria no blog: Spotlight! Aqui irei falar de personalidades (não me estou a referir ao Justin Bieber nem à Miley Cyrus, estou a referir-me a personalidades interessantes), e quem melhor para abrir a categoria do que: Bela Lugosi.

 

 

 

Quem me conhece, sabe que sou uma grande fan deste senhor. Tenho inclusive uma t-shirt que diz "Bela Lugosi is Dracula", com uma foto dele (simplesmente adoro aquela t-shirt). Bela Lugosi entrou em mais de 50 filmes, e muitos deles dentro da temática Edgar Allan Poe, como "The Raven" ("O Corvo") e "Murders in the Rue Morgue" ("Os Crimes na Rua Morgue"), entre outros. Mas afinal quem é este senhor?

 

Bela Ferenc Dezsõ Blaskó, mais conhecido por Bela Lugosi, nasceu na Hungria a 20 de Outubro de 1882 e faleceu em Los Angeles a 16 de Agosto de 1956. Era o mais novo de quatro filhos. Começou a sua carreira no teatro, a interpretar peças de Shakespeare, mas o que o tornou famoso foi o filme "Dracula" e mais tarde acabou por se especializar em filmes de terror.

 

 

Bela Lugosi em "Dracula" (1931)

 

Quando começou a sua carreira, no cinema mudo húngaro, usava o nome artístico Arisztid Olt, mas a Primeira Guerra Mundial obrigou Lugosi a deixar o mundo do espectáculo para ir combater.

 

Depois de sair dos campos de batalha, teve uma vida conturbada: fez vários filmes, casou cinco vezes e teve de sair da Hungria, devido às suas convicções políticas. Encontrou refúgio na Alemana, mas passado pouco tempo mudou-se para os EUA, onde a sua fama viria a crescer. 

 

Ao início participava no teatro junto da comunidade húngara dos EUA, mas depois de ser descoberto pelo director Tod Browing, foi convidado a interpretar o vampiro Drácula, e foi este papel que o catapultou para a fama. 

 

 

 

Após este filme, Bela Lugosi entrou noutros, tais como "Os Crimes na Rua Morgue", "O Corvo" e a "Marca do Vampiro", mas como não conseguiu muita estabilidade no cinema após o sucesso de "Drácula", passou a actuar em filmes de baixo orçamento. Ainda teve mais um ou outro papel considerado "bom", mas, devido a ter ficado imortalizado como Drácula, o sucesso não foi por aí além, infelizmente....

 

Após tudo isto foi redescoberto e filmou mais algumas vezes, sendo o seu último filme "Plan 9 from Outer Space" (onde contracenou com a mítica Vampira).

 

 

Bela Lugosi e Vampira numa cena do filme "Plan 9 from Outer Space" 

 

Bela Lugosi filma apenas durante uma semana pois vem a falecer de ataque cardíaco a 16 de Agosto de 1956. Foi enterrado com a roupa que usou no filme "Dracula", a pedido da sua quarta esposa e de um dos filhos. 

 

Bela Lugosi teve direito a uma estrela no passeio da fama, uma música da banda Bauhaus (chamada "Bela Lugosi's Dead"), e uma estátua num castelo em Budapeste, entre outras homenagens. 

 

 

 

O Mundo do cinema havia perdido assim um dos seus ícones, que vive ainda no coração de muitos que, como eu, são fans de filmes de terror.

 

 

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------