Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Tatuagens, Piercings e Emprego

 

Howdy little creatures!

 

Hoje a postagem é sobre piercings, tatuagens e emprego. Without further do, let's go to the post, shall we? ;)

 

As modificações corporais (piercings, tatuagens, etc), são algo cada vez mais normal de se ver por aí. É comum observar jovens com pelo menos um piercing (sendo mais comum nas orelhas, língua e nariz, apesar de se verem alguns com piercings nos lábios) , ou com uma tatuagem, por muito pequena que seja. 

 

Mas quando se quer arranjar emprego, a coisa muda de figura. 

 

transferir.jpg

 

Quanto mais "formal" for a empresa, mais difícil vai ser conseguir um lugar. Mesmo em empresas um pouco mais liberais, podem pedir-vos que tapem as tatuagens ou retirem os piercings. 

 

Porquê, perguntam vocês? Não vos prende os movimentos, não vos torna burros, não vos distrai e não vos impede de desempenhar um bom trabalho! Tudo isso é verdade e eu concordo plenamente com vocês!

 

O problema aqui é que, para algumas pessoas, tatuagens e piercings ainda são considerados como algo negativo. Um estorvo. Um sinónimo de rebeldia e delinquência, que deve ser evitado a todo o custo se quiserem ser considerados pessoas decentes (depois temos ainda os riscos para a saúde. Mas atentem que coisas como a qualidade das tintas e as alergias é que vão influenciar neste aspecto. Não vamos pegar por aí, porque estamos a falar em relação à sociedade).

  

screen-shot-2013-02-26-at-3-52-39-pm-300x2341.png

 Um médico tem de cobrir as suas tatuagens devido ao forte estigma que ainda existe

 

 Apesar de tatuagens e piercings serem práticas incrivelmente antigas (recuem no tempo até bem antes do Cristianismo mas bem antes mesmo little creatures), com o advento do Cristianismo, tais práticas foram escorraçadas com a desculpa de que eram práticas pagãs, que deviam ser evitadas a todo o custo ou iriam sentir a ira do "Nosso Senhor lá de cima". Vejam bem o que a crença humana e o poder de sugestão podem fazer!

 

Voltando aos tempos modernos, não se pode dizer que a mentalidade foi completamente alterada. Após uma breve pesquisa é possivel constatar que ainda há sites cristãos que afirmam que fazer tatuagens é pecado, que quem as faz vai para o Inferno fazer companhia ao Santananás (como diria o Youtuber D4rkFrame) etc etc etc. Ou seja, essa mentalidade da época da caça às bruxas ainda está presente nos nossos tempos. 

 

A nossa sociedade ainda tem um loooooongo caminho a percorrer. É inadmissível que, em pleno século XXI eu ainda leia comentários (de pessoas adultas!!!!!) em notícias sobre pessoas que lhes aconteceu isto ou aquilo por terem tatuagens, que digam coisas como:

 

-"Não concordo com essa liberdade.As tatuagens dão um aspecto de BANDILHAGEM."

 -"(...) espero mesmo é que as proximas gerações não tenham que aturar malta piolhosa e parasita da sociedade."

 -"Tem razão Nuno... Então sabem dos problemas que traz fazerem as tatuagens e mesmo assim fazem-nas! Estão mesmo à procura de problemas.."

 -"Mutilada no cérebro estas tu caso contrário não sentias necessidade de obedecer a rituais que remontam às tribos... Sua macaca..."

 -"tatuados -------- DROGADOS,LADROES,E MULHERES DE PROGAMA"

 

Estes comentários encontram-se na publicação de Facebook do JN acerca desta notícia. E como esta, há outras. É incrivel a quantidade de comentários extremamente negativos e derrogatórios sobre pessoas tatuadas. E fico chocada com a quantidade de vezes que vejo alguém chamar "macaca" a uma mulher tatuada. Inclusive falei com uma amiga minha que é tatuada (e trabalha num escritório, por isso vejam que é possível!) sobre esse assunto em específico e ela ficou a olhar para mim, sem entender. 

 

E no entanto, coisas como tatuagens temporárias são facilmente encontradas e até são acessório de moda (tipo aquelas tatuagens douradas que há agora)! Ou seja, as tatuagens temporárias são bastante bem aceites, enquanto as permanentes são coisa do Demo! Por aqui se vê como a sociedade é um exemplo da máxima coerência.

 

Mas pronto, isto vêm de um país em que houve uma empresa que passava multa aos funcionários se aparecessem com a barba por fazer (vejam aqui), sooooo, not that surprised.

 

84168962.jpg

 

Anyhoo, tudo isto que falei atrás leva a uma coisa: dificuldades para arranjar emprego. Muitos especialistas aconselham a que, para a entrevista de emprego, se vá com as tatuagens tapadas. O conselho tem imensa lógica, isto porque se deve evitar tudo o que seja uma possível distracção (as tatuagens não deviam ser consideradas uma distracção, mas fazer o quê...) para o entrevistador. E só quando ele questionar o entrevistado se precisa de algum esclarecimento, mencionar as tatuagens. Que isso vai demonstrar a vossa integridade, pois não mentiram ao entrevistador. Só que, sejamos sinceros, nem toda a gente leva isso nesse sentido. Ou seja, podem considerar a mesma que foram enganados porque vocês não avisaram das tatuagens e "gente com tatuagens não tem perfil para trabalhar aqui, etc etc".

 

Acho que, neste ponto, é imprescindível:

 

-Informarem-se de antemão sobre as políticas da empresa;

-Se tiverem alguém conhecido que trabalhe no local, peçam-lhes informações;

-Se não tiverem, pensem se conhecem alguém que trabalhe numa empresa semelhante e falem com essa pessoa. A informação não será tão fiável como a que uma pessoa da própria empresa vos poderia dar, mas sempre é uma ajuda.

 

Pode sempre acontecer-vos alguma destas coisas. Tenham cuidado. Se o entrevistador vos tratar mal logo que saiba que têm tatuagens (pode fazê-lo de forma mais ou menos perceptível, por isso estejam atentos), considerem procurar outro emprego. Isto porque mesmo cobrindo a vossa arte, podem sofrer discriminação velada e serem despedidos ao fim de uns meses (e nunca ninguém vai admitir que o motivo foi discriminação, porque aí sim,a  imagem da empresa ia estar em risco). Caso sejam mal tratados (se bem que se tal acontecer, dificilmente o lugar será vosso...), considerem ainda se querem mesmo ficar num emprego onde não se irão certamente sentir bem.

 

tatuagem021.jpg

 Quando isto for totalmente possível, sem stresses nem neuras, a sociedade finalmente avançou

 

Quanto aos piercings, não há muito a fazer. Os que estarão sempre escondidos (sempre mesmo, como os piercings nos mamilos. Já nem digo os piercings no umbigo, porque hoje em dia toda a gente os tem), ao fim e ao cabo, ninguém precisa de saber. Mas muitos piercings são feitos na cara. Em relação a esses, é provável que vos mandem retirá-los. Aí, podem fazer duas coisas: ou deixam os buracos tal como estão ou colocam piercings cor de carne ou transparentes, que acho que já existem. O mesmo vale para os alargadores. Mas tudo isto depende se vos facilitam a vida ou não.

 

Bem little creatures, tudo isto para dizer que há muito que se lhe diga sobre piercings, tatuagens e emprego. Esperem mais posts relacionados a emprego quando se é alternativo num futuro próximo.

 

PS: vejam este post da blogger Alice para mais insight

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

I support!

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Segue-me no Bloglovin'!

Follow

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!
---------------------------------------------------------

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.
---------------------------------------------------------