Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Bats on the East Tower

Criei este blog com posts com um tema em comum: estilo alternativo. Se tiverem alguma sugestão/pedido, não hesitem em deixar um comentário. Blog escrito no antigo acordo.

Tatuagens: reflexão

 

Howdy little creatures!

 

Hoje venho fazer uma pequena reflexão acerca de como a indústria das tatuagens é vista no nosso país. Não sou tatuadora, mas tenho lido algumas notícias sobre o assunto e, bem, tenho-me chocado. Este post foi em parte motivado devido aos comentários desta notícia. Vamos lá!

 

images.jpg

 

Em primeiro lugar, deixem-me dizer-vos: há IMENSA gente que acha que as casas de tatuagens deviam ser proibidas, devido a doenças e tudo mais. Muita gente fala dos tatuadores como se fossem criancinhas que brincam aos desenhos. Acham que eles são uns desocupados, e não têm um emprego “sério”. O interessante é que muitas dessas pessoas não têm noção do que implica ser tatuador. Não sendo eu tatuadora, este é o meu ponto de vista sobre o assunto. Ora vejamos:

 

Primeiro, não é qualquer um que pode ser tatuador:

Parte-se do princípio que um tatuador TÊM de saber desenhar. É ou não é disso que vive? Convém ter algum jeito com o lápis e a borracha;

 

Segundo, desenvolver a própria técnica não é fácil:

Para quem não sabe, existem várias técnicas de tatuagem: realista, old school, etc. A pessoa pode já ter algum jeito para um determinado tipo, mas convém sempre desenvolvê-lo.

 

Terceiro, há que tirar cursos específicos:

Ou seja, não basta saber desenhar. Há todo um conjunto de material e procedimentos para aprender. E essas coisas não se fazem num dia ou dois;

 

Quarto, têm de arranjar local próprio:

Meus amigos, nem toda a gente quer arrendar espaço a um estúdio de tatuagens! E não esquecendo que, após a procura do local, ainda é necessário certificar tudo. Torna-se, por isso mais fácil, abrir uma loja de roupa do que um estúdio de tatuagens. Não é preciso curso ou certificados para tal;

 

Quinto, o facto de haver gente que faz “mais barato” não lhes abona:

Vocês sabem quanto custam as tintas para tatuagens? As que eu vi quando pesquisei custavam quase 20€. Agora multipliquem isso várias vezes (olhando às cores normalmente utilizadas). Com esses preços esperam que uma boa tatuagem custe 5€? Sim, podem conhecer quem o faça mais barato mas o barato pode sair bem caro, pois muitas vezes, para baixar o preço, muitas coisas são descuidadas (qualidade da tinta e dos materiais de tatuagem, normas de segurança, etc). Por isso não se queixem dos preços.

 

transferir (1).jpg

 

Muita gente acha que os tatuadores não querem saber dos riscos de saúde. É verdade que alguns não querem. Daí que é importante pesquisar muito bem para achar um sítio adequado. Não importa só o estilo de tatuagem (muitos tatuadores especificam-se num só estilo, daquilo que pude observar), importam também os riscos de saúde e as contaminações cruzadas.

 

Quanto às queixas de falta de legislação: meus amigos, não esperem que ela apareça. Este tipo de legislação não interessa aos nossos governantes porque, vamos a ver, não dá votos nem interessa à maioria da população. Se interessasse, nos idos de 2010/2011, quando a Deco chamou a atenção para tal facto, tinha-se criado uma legislação. Estamos em 2016, legislação nem vê-la e cheira-me que assim vai continuar.

 

Tal como já disse várias vezes, vivemos num país onde gente adulta ainda chama “macacos” a pessoas tatuadas. Daí que já pouca coisa me surpreende.

 

A minha opinião? Quanto à legislação, espero que seja feita o mais rápido possível, apesar de tudo o que mencionei. Já é tempo. Quanto ao resto, sugiro que as pessoas pesquisem primeiro antes de fundar os seus conhecimentos. Um tatuador precisa de muito estudo e dedicação. E, para complementar, pode não ver o seu trabalho valorizado.

 

Bat Kisses

 

Oriana Bats

 

Halloween Countdown

Mais sobre minha pessoa

foto do autor

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Comunicado

Este blog recolhe casos de preconceito e discriminação contra pessoas que têm diferentes estilos. Se quiseres contar o teu caso, entra em contacto com a autora através dos comentários do blog. Obrigada e Bat Kisses.